Maio 24, 2020

Portugal

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. SERAFIM LEITE 



Morada: Rua Manuel Luís da Costa
País: Portugal
Cidade: S. João da Madeira
Website: essl.pt
Telefone: +351256837550
Telemóvel: +351961512625
Fax: +351256837559
Diretora: Anabela Azevedo Brandão

A escola  Dr. Serafim Leite foi criada no ano letivo 2012/2013 e, além do ensino secundário, inclui duas escolas primárias e dois jardins de infância. No nível secundário há 16 turmas de cursos profissionais de diferentes tipos, mas principalmente nas áreas das Ciências da Vida; Informática e TIC, Eletrónica, Mecatrónica, Artes Visuais, Audiovisuais e Comércio. O agrupamento (conjunto de escolas) situa-se em S. João da Madeira, uma pequena cidade com apenas 8 m2. Km que se orgulha muito do seu património industrial. Fica no Norte de Portugal, perto da cidade do Porto. Neste momento, mais de 1200 alunos estão a frequentar o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim. As escolas têm 130 professores.

O pessoal docente está bem ciente da importância dos fatores relacionados com a empregabilidade e as desigualdades sociais no contexto europeu. Presume-se que a cidadania europeia tem de ser mais do que mera retórica política e, neste contexto, procuram-se sinergias com outras entidades que queiram partilhar conhecimentos, desenvolver projetos e desenvolver atividades que promovam conjuntamente a assunção progressiva da dimensão europeia da cidadania.

De entre muitos projetos, o agrupamento participa num projeto Etwinning, em que está envolvido a convite da coordenação nacional do projeto ETwining, para o qual organizou um workshop para 80 professores de diferentes países, partilhando a sua experiência sobre como usar a tecnologia ao serviço do ensino de conteúdos. Participa ainda no projeto Comenius Regius "Do património industrial e cultural através da aprendizagem produtiva para educar as cidades" cujo objetivo é o desenvolvimento de um conjunto de atividades e intercâmbios de formação, incluindo alunos, professores, administradores escolares, famílias, empresas e técnicos municipais que resultarão num projeto educativo que pode ser disseminado nas áreas geográficas de cada parceiro e outras áreas geográficas europeias.