Maio 18, 2020

Itália

2IIS A-RUIZ



Morada: Via Catania, 83
País: Itália
Cidade: Augusta
Website: www.2superioreaugusta.it
Telefone: +390931991894
Fax: +390931991899
Diretora: Maria Concetta Castorina

Escola com 950 alunos, distribuídos em 55 turmas, organizados em 6 cursos. Inclui um Lyceum Científico das Ciências Aplicadas, cursos técnico profissionais para diferentes tecnologias, e um Programa de Negócios que está dividido em duas áreas: Turismo e Contabilidade. A escola é um centro de preparação e testes de "European Computer Driving License" (ECDL) e "Cambridge English Certificate Exams". Está ativamente envolvida com a Onlus, a AFS-INTERCULTURE e a rede "Promossi". Os alunos podem experimentar uma variedade de atividades extracurriculares matriculando-se em projetos que se centram em áreas como política, ciências, teatro, educação ambiental, negócios e empreendedorismo social e solidariedade, entre muitos outros.

Os funcionários da escola incluem assistentes administrativos, assistentes técnicos especializados (55) e professores (135) que têm uma forte sensibilidade para com as questões europeias e interculturais e a experimentação de novas técnicas didáticas. A escola está profundamente alicerçada na cidade, e na região, com todas as suas contradições.

A Sicília é uma terra de riqueza e extrema pobreza há muitos anos, e é uma terra privada de gerações jovens que se viram forçadas a partir em busca de trabalho. Nos anos 60, tornou-se a porta para um mundo novo e "maravilhoso" para muitas pessoas que escapam da guerra, perseguição, fome e desespero. Eles chegam ao porto da cidade sem nada além da seu desespero, entre eles, muitos menores desacompanhados, crianças ou adolescentes sem famílias. Alguns destes frequentam a escola, no começo é muito difícil, alguns nem falam inglês e sofreram muito, mas é um desafio que a escola quer vencer porque sente que é merecido. Os professores envolvidos neste projeto são professores das áreas de ciências humanas, inglês e ITC. Têm uma grande experiência e competência nas suas áreas e estão constantemente ajudando os alunos a desenvolver e aprimorar as suas habilidades. Todos eles estão no projeto de inclusão, realizado todos os anos pela escola, para ajudar os alunos provenientes de famílias em desvantagem, ou o menor desacompanhado, a encontrar o seu lugar na escola e a sentir-se à vontade para se expressar.