Maio 18, 2020

Alemanha

MOBILIDADE - ALEMANHA

Segunda, 9 de dezembro de 2019

A nossa segunda feira na Alemanha começou com a apresentação das equipas do programa de Erasmus (portuguesa, alemã, norueguense e italiana), da escola e com a entrega de umas lembranças da mesma e da escola Dr. Serafim Leite.

Para que nos ficássemos a conhecer fizemos 2 jogos: bingo e monumentos com os nossos corpos (equipas mistas). Depois das atividades referidas, fomos para a sala de aula onde tivemos uma aula de geografia contextualizada com as “Desigualdades sociais na Europa” e tivemos um workshop de fotografia , após esta tivemos a pausa para o almoço. De regresso à sala de aula, era hora de cada equipa falar um bocado das desigualdades sociais presente no seu país, então assim o fizemos, começando os nossos hosts alemães, a seguir nós portugueses, de seguida os norueguenses e por último os italianos. Acabadas as apresentações, as aulas acabaram, tendo assim tempo para conhecer melhor os nossos hosts e fazer atividades que ambos gostássemos!

Lígia Silvana, 12ºB

Terça, 10 de dezembro de 2019

Terça-feira foi um dia bastante interessante. Começamos a nossa jornada com uma visita guiada pela bela cidade de Luneburgo, durante a qual tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da cidade e dos fantásticos edifícios presentes nesta. Devido às baixas temperaturas, tivemos de fazer um pequeno intervalo para beber algo quentes. Após esse momento de convívio, tivemos a oportunidade de observar e fotografar as periferias da cidade e as desigualdades lá existentes. Caminhamos aproximadamente 10 km e vimos diversas zonas de habitação social onde vivem refugiados e pessoas com baixos rendimentos. Estas diferenças constatadas permitiram-nos refletir acerca do tema desta mobilidade.

Quando a atividade acabou, regressamos ao centro da cidade e fomos comer um hambúrguer juntamente com os nossos novos colegas alemães. Após o almoço fomos para a escola realizar uma atividade sobre o que vimos durante a manhã. Estivemos também a fazer uma apresentação (em grupos) sobre as fotos que tiramos durante a nossa visita pela cidade. O nosso trabalho acabou por volta das 15h30min e por isso tivemos o resto do dia para conviver com as famílias de acolhimento e com os nossos colegas.

Diogo Cruz, 12ºB

Quarta, 11 de dezembro de 2019

O nosso quarto dia em solo alemão começou com uma conversa com dois sociólogos da Universidade de Hamburgo. Aqui discutimos o que era desigualdade social, como esta se mostra nas nossas vidas e em quais áreas e , ainda, como a desigualdade social afeta especificamente os nossos países – Portugal, Alemanha, Itália e Noruega. Foi super interessante porque, para além de aprendemos muito com esses cientistas, eles iniciaram uma conversa importante e tentaram fazer de nós, jovens estudantes, parte integrante desse debate.

No workshop seguinte foram nos dadas dicas de como criar uma entrevista e, em seguida, elaboramos algumas perguntas para serem usadas no dia seguinte ao entrevistar pessoas na Universidade de Lüneburg. Quando todas as oficinas do dia terminaram, fomos ao centro de Lüneburg e visitamos o Weihnachtsmarkt. As luzes lindíssimas, os cheiros diferentes e todo o espírito natalino tornaram esta noite muito agradável. Não havia melhor visão do que a cidade totalmente iluminada… Tivemos a chance de experimentar o famoso vinho quente, alguma comida típica e comprar lembranças para levar para casa. Foi muito divertido para a equipa portuguesa!

Sofia Paiva, 11ºB

Quinta, 12 de dezembro de 2019

Na quinta-feira, encontramo-nos na Universidade Universidade Leuphana de Luneburgo onde tivemos a oportunidade de ver a obra de arte que era o edifício principal da Universidade, assim como, entrevistar alunos e professores sobre os seus pensamentos no que toca à desigualdade social, o que foi muito interessante porque aprendemos imenso com isso e deu-nos diferentes formas de pensar sobre o assunto. Depois, almoçamos na cantina da Universidade. À tarde regressamos à escola e estivemos estudar os dados que recolhemos das entrevistas e a preparar uma apresentação com base neles.

Quando as atividades terminaram, os alunos portugueses foram patinar no gelo com os seus anfitriões e, à noite, todos estiveram presentes numa festa em casa de um aluno alemão, juntamente com os restantes alunos dos outros países. Este foi um dia muito divertido e interessante. Conseguimos aprender imenso durante as atividades e divertimo-nos muito no tempo livre com os alunos das outras nacionalidades.

Afonso Castro, 12ºB

Sexta, 13 de dezembro de 2019

Sexta-feira foi o nosso último dia em Luneburgo, por isso tinha de ser especial. De manhã, foi- nos oferecido o pequeno almoço na escola e tratou-se de um momento muito agradável. De seguida, frequentamos um workshop sobre “short stories” e tivemos de escrever uma relacionada com o tema do projeto Erasmus: desigualdade social. Tratou-se de um momento muito interessante, pois pudemos testar a nossa criatividade. E então, acabou-se o trabalho. Fomos todos para Hamburgo num comboio de dois andares. Foi espetacular.

Na segunda maior cidade alemã, tivemos a oportunidade de visitar várias coisas das quais saliento a Câmara Municipal; a estação central; a zona pedonal Mönckebergstrasse, igrejas e, claro, o extraordinário edifício Rathaus. A tudo isto, junta-se o rio Alster. Rapidamente chegou a hora de nos despedirmos desta cidade portuária e regressar a Luneburgo e às nossas famílias de acolhimento para usufruirmos dos últimos momentos especiais. Já tenho saudades de tudo: de Luneburgo, da família, das professoras e dos meus espetaculares quatro companheiros deste projeto Erasmus +.

Maria João, 10ºA

Feito com Padlet

GALERIA DE IMAGENS

Ida para Alemanha

Primeiro dia - Apresentação das equipas 

Segundo dia - Palestra sobre a Desigualdade Social

Terceiro dia - Pensamentos sobre a Desigualdade Social

Quarto dia - Ida à Universidade de Lüneburg

Último dia - Pequeno almoço especial

Ida para Portugal

APRESENTAÇÕES





VÍDEO ERASMUS+